jump to navigation

O que é streamer ou GStreamer 2013/09/21

Posted by gsavix in fonologia, mídia, Memorando, streaming de media pela web, vlc player para web.
Tags: , , , , , , , , , , , ,
trackback

GStreamer é um “framework” ou módulo para desenvolvimento de aplicações que lidam streams multimedia, como áudio e vídeo.
Foi escrito em linguagem C e é baseado em GObject. O GStreamer fornece o serviço de multimídia dos alicativos (software), como tocatores, editores de vídeo, streaming de mídia e mídia players e em conjunto com um bom servidor de web permite que você ouça e assista em tempo real a uma transmissão que pode ser originada em uma camera ip ou em uma camera de alta resolução (High Definition). GStreamer é multiplataforma, sendo possível utilizá-lo sobre Linux (x86, PowerPC e ARM), Solaris (x86 e SPARC), Mac OS X, Microsoft Windows e OS/400 ou até mesmo em aplicativos executados em main-frame.
GStreamer é software livre, licenciado sob GNU GPL.

O ambiente de desktop GNOME é o utilizador original da tecnologia GStreamer, sendo incluído desde a versão 2.2. GStreamer também é utilizado em dispositivos embarcados, dispositivos móveis como seu tablet ou celular.

GStreamer utiliza uma arquitetura de plugins que faz com que o GStreamer funcione com as mais diversas bibliotecas e protocolos de mídia, como MP3, MP4, FLV, OGG (padrão aberto escolhido pelo HTML5) e usado pelo youtube e outros principais provedores.
Existem interfaces com diversas linguagens de programação como Python, C++, Perl, Ruby, etc.

Um grupo de vanguanda que cuida do desenvolvimento e evolução de interfaces Gráficos, chamado KDE, expandiram conceitos de streamer de mídia e criaram o Phonon, um “wrapper” para diversos frameworks, incluindo GStreamer1.

abaixo incluo o manual vigente em setembro de 2013 com alguns conceitos e referências sobre gstreamer.

Manual Referência sobre Gstreamer

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: