jump to navigation

batalha submarina e aérea 2009/07/14

Posted by gsavix in Memorando.
Tags:
trackback

Brasília-DF :: Luiz Carlos Azedo

Com Guilherme Queiroz
Batalha submarina

O ministro da Defesa, Nelson Jobim (PMDB), participa hoje das comemorações da Queda da Bastilha (1789), data de aniversário da Revolução Francesa, com uma tropa de elite: o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP); e os líderes do PT, Cândido Vaccarezza (SP); do PSDB, José Aníbal (SP); e do DEM, Ronaldo Caiado (GO). Convidados de honra do ministro da Defesa francês, Hervé Morin, vão conhecer em detalhes o acordo militar que o Brasil negocia com a França.

» » »

É mais um lance na guerra entre os lobbies francês e alemão em torno do reaparelhamento das Forças Armadas, cujo epicentro é o projeto de construção do submarino nuclear brasileiro com tecnologia francesa. A compra de quatro submarinos do tipo Scorpène faz parte do acordo para transferência da tecnologia do casco do submarino nuclear, de dimensões avantajadas para abrigar um reator. Dona da tecnologia dos submarinos da classe Tupi, em operação na Marinha brasileira, a Alemanha torpedeia o acordo. Seria cinco vezes mais caro do que o programa alemão porque exige um estaleiro maior do que o Arsenal de Marinha e uma nova base naval, adequada às instalações nucleares e seu material radiativo, em Mangaratiba (RJ).
Aviões

Os Estados Unidos apoiam o lobby alemão porque querem vender aviões de caça supersônicos ao Brasil. Na batalha aérea, os norte-americanos conseguiram vetar os aviões Sukhoi SU-35, o preferido dos pilotos da Força aérea Brasileira, desclassificados na pré-seleção do programa F-X2. Estão na concorrência os aviões Boeing F18 E/F Super Hornet (americano), Dassault Rafale (francês) e o Saab Gripen NG (sueco). O governo francês promete ampliar o financiamento do submarino nuclear se o Brasil incluir no acordo militar com a França o Rafale, no qual Jobim deve voar.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: