UML: Diagrama de Casos de Uso 2009/03/09
Posted by gsavix in Memorando.trackback
UML = (unified modified language)
As etapas iniciais de um projeto são as mais abstratas. O entendimento do problema e a modelagem da solução são muitas vezes imprecisos e difíceis de serem compreendidos. Para auxiliar o processo, o UML possui diversas ferramentas que apoiam os desenvolvedores: diagramas, orientação a objetos, diagrama de casos, etc.
Paradigma Orientado a Objetos: Vem do grego parádeigma. Paradigma da orientação a objetos é uma forma de abordar um problema. Há alguns anos Alan Kay formulou a chamada analogia biológica, na qual ele imaginou como seria um sistema que funcionasse como um ser vivo, onde cada célula interagiria com outras células através do envio de mensagens para realizar um objetivo comum. Adicionalmente, cada célula se comportaria como uma unidade autônoma. Agentes autônomos que interagem entre si.
Fundamentos:
abstração – princípio de ignorar aspectos não relevantes de um assunto. Abstração de dados e de procedimentos;
encapsulamento: interagir com outro objeto sem se preocupar com seu funcionamento;
modularidade: principal característica para permitir reusabilidade e extensibilidade onde observamos módulos coesos ou fracamente acoplados.
sinergia: esforço simultâneo de vários elementos para a realização de uma ação. Abstração, encapsulamento e modularidade são princípios sinergéticos.
fragmento do artigo revista sql magazine edição 62, ano 5
Comentários»
No comments yet — be the first.