jump to navigation

Escola para futuristas aberta pelo Google e Nasa 2009/02/06

Posted by gsavix in noticiário genérico.
Tags: , , ,
trackback

Valor Econômico, 04.02.2009, quarta, b3

Estratégia

David Gelles, Financial Times, San Francisco

O Google e a Nasa estão por trás de uma nova escola para futuristas no Vale do Silício, que vai preparar cientistas para uma era em que as máquinas se tornarão mais inteligentes que o Homem.

A nova instituição, conhecida como Singularity University (Universidade da Singularidade), será comandada por Ray Kurzweil, cujas previsões sobre o ritmo exponencial das mudanças tecnológicas fizeram dele uma figura controvertida nos círculos tecnológicos.

O apoio do Google e da Nasa demonstra a crescente aceitação dos pontos de vista de Kurzweil enre as correntes cientificas predominantes. Kurzweil afirma que anes da metade deste século, a inteligência artificial vai superar os seres humanos, lançando a civilização em uma nova era. A singularity University vai funcionar no Ames Research Center da Nasa, que fica bem perto da Googleplex, a sede da Google. Ela vai oferecer cursos de biotecnologia, nanotecnologia e inteligência artificial.

A chamada singularidade, é um período teórico de rápido progresso tecnológico num futuro próximo. Kurzweil, um inventor americano, popularizou o termo em seu livro “The Singularity is Near” ( a singularidade se aproxima), lançado em 2005.

Os defensores afirmam que durante a singularidade, as máquinas serão capazes de se aperfeiçoar usando a inteligência artificial e que computadores mais inteligentes que o Homem resolverão problemas como a escasses de energia, as mudanças climáticas e a fome.

Mesmo assim, muitos críticos afirmam que a singularidade é perigosa. Alguns temem que uma inteligência artificial maligna possa aniquilar a raça humana.

Kurzweil diz que a universidade foi lançada agora porque muitas tecnologias estão se aproximando de um momento de avanço radical. “Estamos chegando na parte mais íngreme da curva”, afirma. “A questão não envolve apenas produtos eletrônicos e computadores. É qualquer tecnologia em que possamos medir o conteúdo da informação, como a genética.”.

A escola é apoiada por Larry Page, um dos fundadores do Google, e Peter Diamandis, presidente-executivo da X-Prize, uma organização faz doações em apoio às mudanças tecnológicas.

Apesar do nome, a escola não será uma universidade credenciada. Em vez disso, ela seguirá o modelo da International Space University de Strasburgo, na França, a escola interdisciplinar e multicultural que Diamandis ajudou a estabelecer em 1987.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: